A unção de Deus para os servos fiéis

Texto Bíblico:
    (Salmos 23:1-6) O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a ágüas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
O servo ungido nem sempre é fiel
ao Senhor, mas o servo fiel ao Senhor
é sempre ungido por Ele.
História:
    Jerusalém. Ano 1010aC, aproximadamente. Através destas simples e claras palavras que vieram a se tornar um dos maiores clássicos da Bíblia, Davi expressa precisamente como deve ser a conduta e qual é a recompensa de um verdadeiro servo de Deus. Neste salmo ele utiliza a ilustração de uma ovelha num pasto, mostrando o seu comportamento diante de seu pastor. Sabemos que ovelhas são obedientes, mansas, submissas, sensíveis e que só ouvem a voz de quem as guia. Davi tinha experiência neste assunto, pois passou muitos anos, desde a sua infância, pastoreando no campo. Devido a isso, ele conhecia muito bem a confiança que uma ovelha tem em seu pastor. Dessa forma, ele se colocou no lugar de uma ovelha para mostrar as bençãos que recebem aqueles que confiam e que se deixam guiar pelo supremo Pastor, que é aquele que deu a Sua vida para que nenhuma delas se perdesse. O termo “unção”que se
refere ao ato que era feito pelos sacerdotes no Antigo Testamento para separar alguém para o seviço sagrado e que no Novo Testamento era usado também para separar obreiros -, é usado popularmente no meio evangélico para se referir aos crentes cheios de poder espiritual.
Quando nos deixamos encher do
poder que vem do alto, nossas
fragilidades se transformam
em forças, e aquelas
barreiras que parecem ser
intransponíveis são
destruídas para que possamos
cumprir os propósitos que
Deus tem em nossa vida
 Mensagem:
    O poder de Deus é imenso e eterno; e quem o teme e segue o seu caminho é capacitado pelo Espírito Santo de uma forma especial, e grandemente abençoado e exaltado na terra.
    O Senhor é o meu Pastor… Quem é o teu pastor (2ª Tm 1:3,12)? Pastor é aquele que guia (Ez 34:12), alimenta (Ez 34:14), cuida (Ez 34:16), protege (Ez 34:28). Somente o Senhor Jesus tem as características de um Pastor (Jo 10:14-16); e estas características também devem ter aqueles a quem Ele chamou para apascentar Seu rebanho aqui na terra (Jr 23:4; Ef 4:11; Hb 13:7).
    “… nada me faltará.Você tem se deixado realmente ser apascentado pelo verdadeiro pastor (1ª Sm 15:23)? Quando nos submetemos a Ele somos guiados (Jó 29:3; Sl 43:3; Sl 119:105; Is 51:4; 2ª Pe 2:19), alimentados (Pr 10:3; Pr 13:23; Sl 94:12-14; Sl 145:15), cuidados (Sl 41:3,4; Sl 103:3; Sl 147:3; Mt 8:17). Somente o supremo Pastor tem este amor (Jo 10:11); e este amor também devem ter aqueles a quem Ele levantou para pastorear Suas ovelhas pelo mundo (Hb 13:17).
    “Deitar-me faz em verdes pastos… A miséria não provém de Deus (Sl 68:9; Sl 37:25; Sl 107:8,9; Sl 132:15; At 14:17); porque Ele quer nos dar o melhor dessa terra (Jo 10:10).   
    “… guia-me mansamente a ágüas tranqüilas. Os que são guiados por Deus têm paz em sua vida (Sl 119:165; Is 26:3; Rm 14:19; Fp 4:6,7); porque Ele é Deus de paz (2ª Co 13:11; 2ª Ts 3:16).
    “Refrigera a minha alma… Sabemos que o nosso descanso não é aqui (Mq 2:10; 1ª Rs 19:5-7); mas os que andam em Espírito têm suas forças renovadas (Is 40:29-31).
    “… guia-me pelas veredas da justiça… Os que seguem ao Senhor encontram o caminho da justiça (Sl 5:8; Pr 8:20,21; Dt 32:4); porque Ele é Deus de justiça (1ª Jo 2:29).
    “… por amor do seu nome. O amor de Deus é infinitamente grandioso (Jo 3:16; Jo 15:13); porque Ele é Deus de amor (1ª Jo 4:8).
    ”Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte… O tempo todo necessitamos dos livramentos de Deus (Sl 33:18-21; 1ª Ts 5:6), porque o inimigo não dá trégüa (Ef 6:11; 1ª Pe 5:8). 
     “… não temerias mal algum, porque tu estás comigo… Quem anda com Deus não tem o que temer (Sl 3:6; 2ª Tm 1:7); porque Ele é um fiel amigo (2ª Ts 3:3; Jo 15:14).
    “… a tua vara e o teu cajado me consolam. Deus nos corrige porque nos ama (Sl 94:11-14; Hb 12:5-8); Ele não quer que nos percamos no mal caminho (1ª Tm 2:4; Hb 12:11).
    “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos… Deus exalta os humilhados (1ª Pe 5:6); Ele quer que todos vejam a Sua glória através de seus filhos (Sl 31:19; Sl 119:98; Mt 6:34).
    “… unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Deus tem uma unção especial para os Seus fiéis (Êx 11:7; Sl 4:3; Sl 45:7-9). O teu cálice está pronto para ser enchido (Mq 3:8; At 6:3)?
    “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida… Aquele que serve a Deus abençoa e é abençoado (Pr 28:27; Lc 6:36-38), e consegue ser fiel por toda a vida (Sl 91:14-16; Sl 103:17,18).
    “… e habitarei na casa do Senhor por longos dias. devemos freqüentar a Casa de Deus aqui na terra constantemente (Sl 27:4; Sl 65:4; Sl 122:1). Sendo fiéis, habitaremos na Casa do Senhor eternamente (Ap 21:3).
A ovelha ouve a voz do Pastor
e o segue; você tem sido uma
boa ovelha?
 Conclusão:
    Você tem sido uma verdadeira ovelha no rebanho de Cristo (Ez 34:11; Sl 101:6)? Ovelhas são obedientes (Rm 6:17,18), mansas (Lc 6:29), submissas (Tg 1:19,20), sensíveis (1ª Pe 3:8), e só ouvem a voz de quem as guia (Jo 10:4). Assim devem ser os que querem ser apascentados pelo supremo Pastor (Ez 34:30,31)!
Jonas M. Olímpio

2 thoughts on “A unção de Deus para os servos fiéis

Leave a Reply

